23 fevereiro 2007

Maioridade Penal

Recentemente recebi um email a favor da maioridade penal, o principal argumento era o de que quanto menor a maioridade penal, mais desenvolvido era o país, ainda por cima vinha com uma frase do tipo "Se é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil".

Eu acho que o buraco é bem mais embaixo, é claro que a situação exige uma medida emergencial pro que está acontecendo, toda quadrilha tem q ter um menor pra levar a culpa, mas se as verdadeiras causas desse problema não forem combatidas, a tedência é a gente chegar, um dia, a ficar como os estados unidos. Se reduzirem pra 16, daqui a pouco a solução vai ser reduzir pra 14, até chegar a uma idade em que a gente sabe que a pessoa ainda não tem discernimento do que faz, mesmo que tenha, ainda acho que os valores de uma pessoa que cresce dentro de um ambiente de miséria não são os mesmos que os nossos, por mais que você tente implementar uma moral cristã (que é a da nossa sociedade), é muito difícil assimilar que não se deve roubar, quando se tem fome, que não se deve matar, quando alguém bate em você e na sua mãe todos os dias, ou ameaça sua família e por aí vai. Mas minha esperança de que se consiga combater as causas disso no Brasil é praticamente nula.

2 Comments:

Blogger Esdras Beleza said...

Rapaz, eu sou a favor da diminuição da maioridade penal pra 16 anos, sim. Mas como medida emergencial mesmo, pra resolver o problema de quem já é marginal...

Mas, ao mesmo tempo, sou a favor do povo nos presídios aprender a trabalhar. O povo sai de lá atualmente aprendendo novas técnicas de assalto, isso sim. E sou a favor da tática Cristóvam Buarque de aplicar Educação no país, como medida preventiva a longo prazo. Fazer só uma solução dessas sem o resto não dá.

12:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Talves ajudasse se dobrassemos a pena dos maiores de idade envolvidos nos crimes onde atuam menores. Assim, a corrupção dos menores passaria a ser prejudicial, ao contrário do que ocorre atualmente. Apenas uma sugestão...

12:41 PM  

Postar um comentário

<< Home