13 junho 2006

Paradoxo altruístico

Eu não sei se a vida tem um sentido. Se tem, será que é o mesmo sentido para todas as vidas? Isso forma um vazio dentro de mim. Eu gosto de pensar que o sentido da minha vida é ajudar os outros, ajudá-los nas suas buscas pela felicidade individual (tenho minhas idéias pra felicidade coletiva também). Uma coisa que me deixar muito mal é quando alguém me julga egoísta, pois eu adoro muito pensar que sou altruísta. Me sinto muito feliz quando alegro alguém. Opa! Pra mim essa frase soa um pouco estranha, "Me sinto muito feliz quando alegro alguém.", carrega consigo um pouco de egoísmo. Se eu quero me preocupar com os outros, por que medir isso através da minha felicidade? Eu não deveria esperar nada em troca por fazer bem aos outros. Mas será mesmo? Será que não devo esperar nem a minha própria alegria? Nas minhas crises de altruismo eu me sinto esgoísta. E aí começo a me perguntar se sou mesmo um altruísta, ou se sou um egoísta que fica se enganando e que eu deveria ser mais altruísta. Mas aí isso me parece reflexão de um altruísta obsessivo. E se é isso mesmo eu me pergunto: será que os egoístas (assumindo que eu sou um altruísta obsessivo) também se enganam achando que deveriam pensar um pouco mais em si, por que eles já pensam demais nos outros?

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E vc ainda quer ser mais q uma MT? =P

12:47 AM  
Blogger Homem Cinza said...

Eu não quero ser mais nem menos que uma MT, eu não sou uma e não há como comparar

4:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Loop infinito. Mas os homens têm como sair dele, sem precisar desligar da tomada. Ao invés de pensar se é bom ou ruim ser assim, altruísta ou egoísta, mais vale o resultado. E no fim, ao menos deveria, todo mundo é feliz.

Se fosse assim tão fácil... o importante talvez seja cada um fazer a suaparte. Eu acho que faço a minha =D.

Linkando vocês...

1:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ahahaha! Mas que dilema!=)
Hum, eu acho que não há o mesmo sentido para todas as vidas, não.=)

2:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mais um bolg renasce das cinzas...Não quero ser o único cara do mundo que ainda usa bolg...
Vamos nos unir...

12:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

O meu egoísmo
é tão egoísta
que o auge do meu egoísmo
é querer ajudar.

Isso aí foi o Raul Seixas (ou o Paulo).
como eu costumo pensar, filho, todas as perguntas já foram respondidas.

10:21 PM  
Blogger Kaio A. said...

Penso como o moto

11:00 AM  

Postar um comentário

<< Home